quinta-feira, 18 de novembro de 2010

10 - Industrialização


A desindustrialização, ultimamente muito falada no meio econômico, está sendo ao mesmo tempo boa e ruim. O lado bom é que vários produtos que internamente teriam preços altos para a população são importados com um preço menor. De certa forma, para a população isso se torna muito favorável. Por outro lado, a valorização do dólar prejudica outros setoers da economia, causando desconforto no crescimento econômico e nas finanças públicas. O preço dos produtos de exportação sobem o que causa a perda da competitividade com outros países. O valorização da moeda se dá muito pelo fato de o país exportar muita commodity atraindo mais dólar para o mercado.
A competitividade do mercado está cada vez mais acirrada e o Brasil(e vários outros países) está perdendo mercado para a China. Entre vários fatores se destaca o fato de o Custo Brasil ser bem mais elevado, aumentando assim o preço dos produtos internos. O custo de produção dos produtos chineses é menor gerando crescimento nas importações. A China desvaloriza sua moeda e como o preço dos produtos de importações são baseados no dólar eles chegam para o Brasil com preço baixos.
Outro fator que está causando uma certa apreensão é a injeção de U$600 bi pelo governo americano é uma forma de tentar salvar a economia americana, mas de forma muito direta a moeda pelo mundo será ainda mais valorizada. Essa quantidade de dolar cairá na mão de grandes investidores que injetarão todo esse dinheiro em economias como o Brasil em que a taxa de juros é muito alta. A pouco tempo o Brasil começou a taxar os investimentos expeculativos, mas mesmo com essas taxas os investimentos ainda são convidativos.
Uma solução imediata para o Brasil seria fechar as portas para a entrada de capital expeculativo, porque a taxa de juros no brasil é muito alta e isso atrai muito dólar para o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário